sexta-feira, 21 de agosto de 2009

a rotina e o desapego

cheguei à conclusão de que sou totalmente dependente da minha rotina. de verdade, não tem nada melhor do que uma boa rotina pra desligar a gente de coisas negativas, coisas que nos fazem mal, ou simplesmente do que não merece tanto a nossa atenção. nada melhor do que uma rotina pra afastar nossas ansiedades e nos fazer lembrar do que realmente importa. pq como TODO mundo sabe, não se desviar durante a caminhada não é a coisa mais fácil do mundo pra seres como nós, humanos, tão vulneráveis, right?

o ser humano precisa, de fato, de algum tipo de controle. desde o momento em que precisa conviver em sociedade e então seus desejos TEM de ser controlados e seu individualismo TEM que ser, ao menos, disfarçado. ao mesmo tempo que isso parece maléfico, por repreender a natureza do homem, etc, é totalmente necessário não só em nome da harmonia externa, mas principalmente a interna, a que o homem tem tanta dificuldade em lidar. ''só é verdadeiramente livre o homem que tem domínio sobre si.''

há aqueles com mais facilidade em não se desviar, mas há também os que estão constantemente absorvendo influências externas, e a estabilidade então passa a ser algo ainda mais difícil de se alcançar. é por isso que para pessoas assim, como eu, a rotina é algo tão positivo. é uma forma de me acalmar, de parar um pouco(por mais contraditório que pareça), de ocupar a cabeça com conhecimento, coisas boas (a chamada felicidade intelectual?).

é lógico que eu adoro ter dias diferentes, fazer coisas novas, e é claro que se alienar na própria rotina não é NADA bom(como todos os excessos). mas saber apreciar a rotina é algo necessário, primeiro pq não podemos fugir dela, e segundo pq é nela
que vc se afasta um pouco de todo o resto que possa estar te fazendo mal. pelo menos para mim é assim. como minha amiga disse, nunca ouvi falar de ninguém que se aposentou e ficou mais feliz/melhorou de vida, psico ou fisicamente.

Nenhum comentário: