segunda-feira, 14 de setembro de 2009

em cima do muro

Ah, se posicionar.
que coisa mais difícil, não? bom, para mim é. poucas coisas são tão difíceis e até irritantes como ter que escolher um lado, escolher uma visão extrema e definida. se vc escolhe, é como se sua visão instantaneamente se limitasse, é como se qualquer contestação fosse, a partir de então, impedida. e se vc não escolhe nenhum lado, é chamado de frívolo, superficial, sem opinião.
pq temos sempre que estar escolhendo entre A e B? qual o problema em estar sempre no meio termo, na imparcialidade? não existem verdades absolutas, existem circunstâncias e pontos de vista. escolher entre certo e errado, entre pior e melhor, entre fazer ou não fazer, é uma tarefa chatíssima. extremistas enlouquecidos são bem deprimentes, cabeças fechadas são deprimentes ao extremo. qual a graça de limitar a própria visão e defender um ponto de vista até o fim, mesmo quando vc ja nem sabe o sentido do que vc está defendendo?
as vezes confesso que tenho uma certa inveja desses que conseguem se posicionar. mesmo que se iludindo na própria convicção, é muito mais fácil ser unilateral, é fácil afirmar algo cegamente até se tornar enfadonho. afinal, ninguém quer se arriscar na tênue linha do meio termo, aquela que leva os inquietos à insônia e os hesitantes à estagnação.
mas de cima do muro eu vejo tudo, em cima do muro eu estou no meu canto apreciando a vista completa. qual o problema em estar sempre em cima do muro? a vista daqui é muito mais bonita.

Nenhum comentário: